23
Jan 12

Olá a todos,

 

Esta semana, calhou-me o tema do desporto. Ao ver este papelinho, pensei, qual é o tipo de desporto que mais fomenta e desenvolve a componente ambiental e sustentável?? E na qual estou mais á vontade para falar???

 

A resposta para mim foi bastante óbvia, o Surf. Sendo um desporto que depende das condições climatéricas e oceanográficas, os surfistas são os desportistas que mais se preocupam com o ambiente, e consequentemente com a sustentabilidade.

 

É fácil para nós, os surfistas, despertarmos esta consciência desde muito cedo, porque somos nós que frequentamos as praias e observamos os fundos do mar alterados, a quantidade de resíduos que são despejados no mar e vêem parar á praia, bem como a subida do nível do mar.

 

Ao pensar nesta questão, apresento-vos um projecto português de preservação de praias e ondas. Neste projecto, entre outras coisas, realizam-se campanhas de recolha de resíduos precisamente nas praias e também protegem certas ondas que estão em risco de desaparecer devido a construções de marinas ou pontões. Se ficarem curiosos e queiram participar neste projecto super interessante e o qual que já faço parte, dêem uma vista de olhos neste site:

 

http://salvemosurf.org/sos/

 

Se formos ver bem, a maioria das marcas associadas ao surf, estão muito focadas na preservação de recursos naturais, bem como em ajudar as populações que vivem perto das ondas que exploram. Um bom exemplo disso é a Rip Curl, que possui um site inteiramente dedicado á contribuição da marca para o planeta com o mote de “We Surf. We care”. Este site possui uma área que chamam de Save our Surf, em que a sua equipa de surfistas patrocinados consegue ilustrar com frases esclarecedoras e campanhas que realizam, a relação que têm com o mar e a importância que o mar tem para eles, uma das muitas frases que evidenciam claramente o conceito de sustentabilidade - "I hope my kids will have a rich surfing life, unhindered by the efects of pollution" (Tom Curren)

 

http://www.ripcurlplanet.com/

 

É um site muito interessante para os amantes do mar, divulgando acções que desenvolvem nas praias, os seus eco-produtos (possuem uma linha de roupa desenhada de forma sustentável e feita de algodão orgânico, e explicam que reutilizam a borracha que utilizam no fabrico de fatos isotérmicos). Por outro lado, falam da redução de carbono nos seus eventos (ficam ja a saber que o campeonato de surf organizado pela Rip Curl em Portugal foi premiado com a etiqueta de Zero emissões), e de boas práticas tanto no processo de fabrico como fora dele, que ajudam a reduzir a sua pegada ecológica.

 

Obrigado pela vossa atenção.

Até para a Semana!

 

Rita Monteiro



 

publicado por greentalks às 15:16

Tu fazes surf sustentável? Quando vamos apanhar umas ondas?! André Milheiro
Anónimo a 24 de Janeiro de 2012 às 16:31

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO