27
Jan 12

“Momentos Verdes e Saudáveis” – o caso da PT

Esta semana, quero dar-vos a conhecer um projecto de comunicação sustentável que a Portugal Telecom implementou internamente, com o objectivo de sensibilizar os seus colaboradores para a adopção de comportamentos sustentáveis.

A iniciativa chama-se “Momentos Verdes e Saudáveis” e pretende "convencer" os colaboradores da PT a usarem mais regularmente as escadas, em detrimento dos elevadores. O objectivo? Reduzir o consumo de energia e ao mesmo tempo promover a prática de uma actividade saudável.

Pois bem, mas com tantos pisos que têm os edifícios da PT, como terão eles conseguido convencer “a malta” a usar as escadas em vez dos elevadores, devem estar vocês a perguntarem-se.

Simples. A mensagem utilizada recorreu ao humor, usando uma forma de comunicar leve, divertida e fácil de compreender, de modo a captar uma adesão espontânea e alegre por parte dos colaboradores.

Se não vejamos.

Os Resultados? Não foram nada maus. Estamos a falar de 30% de redução no consumo de energia dos elevadores, 3 meses após o lançamento da campanha.

 
Deixem-me só dizer-vos que esta é apenas uma das iniciativas da campanha. Várias outras acções têm vindo a ser desenvolvidas. Outra conquista importante foi a redução de 40% nos consumos de copos de plástico, por exemplo. O incentivo à utilização dos transportes públicos, a promoção das viagens partilhadas e do uso de bicicletas nos pequenos trajectos quotidianos e a recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos são mais alguns exemplos que têm vindo a ser trabalhados.  

Aqui está uma forma criativa de alterar hábitos através de uma estratégia de comunicação interna. Não acham que a PT está de parabéns?  

 

Por Cátia Henriques

 

Ps: Desculpem o exemplo estar em pdf, mas a desformatação era tanta que recorri ao ppt :)

 

Fontes:

Gabinete de Comunicação PT

www.telecom.pt

 

publicado por greentalks às 16:00

Muito interessante é uma iniciativa dotada de uma criatividade espetacular, espalhando o conceito que a Volkswagen já tinha iniciado
http://www.youtube.com/watch?v=2lXh2n0aPyw
Daniel Souza a 27 de Janeiro de 2012 às 23:05

Por acaso já conhecia este vídeo. Este tipo de iniciativas são bem giras e eficazes, que é o que mais interessa. Esta iniciativa da PT é boa a provocar a Eficácia Percebida. É que ao fim de três meses os resultados mostravam realmente que o engraçado era eficaz a vários níveis: além de reduzir emissões de CO2, poupa na conta da luz e melhora o físico :)

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO