02
Fev 12

Tenho vindo a constatar nos últimos tempos alguma resistência à comercialização de automóveis elétricos: ou porque esteticamente não correspondem às noções de design convencionais, ou porque não têm autonomia suficiente, ou porque são muito caros ou porque não oferecem comodidade. As razões são muitas e os intervenientes, infelizmente, parecem não perceber (ou aceitar) que a introdução desta “nova” tecnologia – embora datem de 1904 – passará sempre por um período de invenção, crescimento e reinvenção. Assim aconteceu com tantas tecnologias, assim também será com os automóveis elétricos. E ainda bem.

 

Mas não foram apenas razões de ignorância. Em 1990, a General Motors criou o EV, de electric vehicle, um automóvel verdadeiramente eficiente, recarregável e ecológico. No entanto, a pressão dos lobbys que vão desde as petrolíferas até aos construtores de automóveis (que viam naquele carro menos revisões periódicas e menos peças) e passando pela inércia dos consumidores menos conscientes, levaram ao seu descontinuamento. Sobre isto por favor vejam o documentário Who Killed the Electric Car?

 

Podemos então aprender com os erros do passado e exercer um lobby civil responsável?

 

Depois daquela experiência houve um sem número de construtoras que aceitaram que o Mundo estava a mudar e que a sustentabilidade é sinónimo de futuro das gerações. Desde os primeiros Leaf, aos híbridos da Toyota, passando pelo Miev da Mitsubishi, hoje em dia já existem várias opções consoante o uso que se quer: bicicletas, motorizadas, de passageiros, comerciais, locomotivas ou autocarro - e isso também é resultado do lobby dos cidadãos.

 

PS: Gostava de ter um Tesla! ;)

 

António Tiago Silva.

 

  

 

Fontes:

http://www.apve.pt/

http://www.ev.com/

http://www.howstuffworks.com/electric-car.htm

http://www.sonyclassics.com/whokilledtheelectriccar/

 

Fotos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_car

http://www.teslamotors.com/roadster

http://www.thestar.com/news/transportation/article/891679--no-time-to-convert-air-rail-train-to-electric-by-2015

publicado por greentalks às 16:33

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
17

22

29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO