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Fev 12

 

greenwashing

 

Um dos grandes desafios para as marcas tem sido a percepção versus realidade que os consumidores têm dos seus produtos/ serviços. Este desafio torna-se ainda maior quando a sustentabilidade é a base da sua diferenciação.

A razão é simples, não se pode prometer ao consumidor algo não se pode oferecer. Só demonstrando através do alinhamento dos valores, da marca e das acções é possível tornar credível a mensagem.

Poderia aqui enumerar diversos exemplos de marcas de produtos/ serviços que não
apresentam um verdadeiro alinhamento com a sustentabilidade. Mas estaremos a falar de verdadeiro Greenwashing, ou de marcas que estão ainda a definir o seu percurso? Quero acreditar que muitas delas estão a fazer o seu caminho de aprendizagem no complexo “território” que é a sustentabilidade.

Mas que riscos corre uma empresa, quando pisa a fronteira quer seja por inexperiência quer por práticas de greenwashing?

Alguns riscos podem mesmo colocar em causa a continuidade do negócio. Senão vejamos:
Uma empresa apresenta uma extraordinária campanha sobre um produto que o consumidor percepciona como “verde”.
Ao aperceber-se que a marca não tem práticas ambientais integradas no seu processo e na sua cadeia de abastecimento continuará a comprar o seu produto, ou sentir-se-á enganado? Que acontecerá à reputação da marca?

 

Na realidade, o grande desafio das marcas será conseguir gerir o equilíbrio entre a percepção e a realidade na forma como comunica e age perante o consumidor.

Vou deixar a explicação dos 7 pecados do greenwashing para a nossa próxima aula.

1. Atributos omitidos

2. Falta de provas

3. Promessa vaga

4. Irrelevância

5. Mentira

6. Duas "faces"

7. Falsos rótulos

 

Adriana Jacinto

http://www.openforum.com/idea-hub/topics/the-world/article/5-mistakes-businesses-make-trying-to-go-green-jill-fehrenbacher

http://www.greenroofs.com/content/The-Six-Sins-of-Greenwashing.htm

http://sinsofgreenwashing.org/solutions/marketers-guide/

publicado por greentalks às 18:35

Olá, boa abordagem ao tema :)
Penso que importante também é lembrar "o reverso da medalha", o cuidado para não "cair" no uso e atribuição não justificada de conceitos como o greenwashing a produtos e/ou serviços, uma prática igualmente gravosa.
Bjns, Maria
greentalks a 5 de Fevereiro de 2012 às 15:41

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