07
Fev 12

Zero Waste foi criado por pessoas tal como nós que se preocupam com o mundo e com o seu futuro. É uma filosofia que incentiva os cidadãos a agirem de uma forma sustentável em vez de esperarem que algo aconteça e tudo se resolva. É um blog que nos explica como é possível em pequenas acções reduzir ao mínimo o lixo que fazemos e reaproveitar ao máximo tudo aquilo que usamos. É necessário incentivar as comunidades para uma mudança real!

 

“Be the change you want to see in the world” – Ghandi

 

Um dos exemplos que nos mostram, trata-se dum plano denominado de “Rubbish Diet”, onde os consumidores conseguem reduzir a sua pegada através de uma politica intensiva dos 3R´s, dado que tentam reduzir ao máximo o que consumem, reaproveitando pequenas coisas. A criadora deste plano chegou a ser finalista nos CIWM awards para o prémio Environmental Excellence na categoria de Recycling Champion. Acima de tudo, este tipo de movimento pretende ajudar pessoas que não tem o poder de compra para conseguirem adquirir produtos ditos sustentáveis, mas que gostariam de fazer parte de um mundo mais sustentável.

 

Já existem pequenas comunidades intimamente comprometidas com este tipo de movimento. Em Itália 72 municípios (4% da população) estão alinhados com a filosofia Zero Waste e reciclam 70% do seu lixo. No resto do mundo as pessoas começam a pressionar os seus representantes governamentais e municipais para que se caminhe neste direcção. Como se tem vindo a verificar os cidadãos cada vez pretendem ter um papel mais activo na sociedade e na elaboração dos planos de acção.

 

Como não poderia deixar de ser, os Suecos surgem como os que mais se identificam com este movimento. O exemplo que vos deixo aqui é sobre uma família de 4 pessoas que ao final de um mês apenas tem 1kg de lixo! É espantoso. Esta família fotografou algumas das suas pequenas acções do seu dia-a-dia. Este caso não é a imagem real da Suécia no seu geral, dado que em médias as famílias fazem mais lixo que este exemplo, mas prova que se pode de facto reduzir o lixo doméstico.

 

Fontes:

http://www.letsdoitworld.org/news/joan-marc-simon-waste-resource

http://www.zerowasteeurope.eu/2012/01/a-zero-waste-month-in-sweden-4-people-less-than-1kg-of-waste/

http://www.zerowasteeurope.eu/2011/03/a-zero-waste-family-is-possible/

 

Patrícia Oliveira

publicado por greentalks às 11:19

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
17

22

29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO