09
Jan 12

O projecto de que vou falar é um projecto que acompanho desde o seu início em Portugal, em parte devido a compromissos profissionais, mas também porque considero uma excelente ideia de promoção do uso de produtos com incorporação de material reciclado.

 

Este projecto teve origem em Itália, com a designação de Remade in Italy, em 2004, pelo arquitecto Marco Capellini com a colaboração da entidade italiana “Regione Lombardia”, o seu sucesso levou a que rapidamente a iniciativa ganhasse contornos internacionais, sendo que sobre a designação Remade, já se encontra implementado em diversos países da Europa e América Latina.

 

O Remade in Portugal (http://www.remadeinportugal.pt/) é um projecto que procura incentivar a criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem, tendo desta forma um papel muito relevante na promoção do uso de material reciclado, estimulando o green procurement.

O ponto alto do projecto é materializado com exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.

Um dos grandes desafios a que o projecto também se propõe é a comercialização das peças de autor, dando assim uma nova dinâmica ao mercado destes produtos e à sua utilização.

 

Esta iniciativa, desde 2007 em Portugal, já teve a visita de mais de 250 mil pessoas, quer nacional quer internacionalmente nomeadamente através da participação na Expo Shanghai 2010, na Expo Saragoça’08, na Triennale Milão em 2008 e no Remade in Argentina em 2007.


A comemorar 5 anos de existência em Portugal, a exposição Retrospectiva, no Espaço Fundação EDP, no Porto, foi o ultimo evento de divulgação, no final de 2011.

 

Nomes importantes das Artes Plásticas, da Arquitectura, do Design e da Moda participam no projecto desde o primeiro momento, sendo possível ver peças de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Ana Salazar, Nuno Gama, Pedro Silva Dias, Pedro Sottomayor, Joana Vasconcelos, entre muitos outros.

 

Deixo uma selecção das obras que mais gostei ao longo destes últimos 5 anos.


1-LIGHTNING STRIKES TWICE – IRON MAIDEN’S TRIBUTE, Catarina Pestana;

2 - Jardim do Éden III, Joana Vasconcelos;

3- Unda, Álvaro Siza Vieira; 4-Vista da Exposição na Expo Zaragoza´08;

5- Attitude, Alda Tomás; 6-ICE, Eduardo Souto de Moura

 

Susana Ângelo

publicado por greentalks às 11:06

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO