15
Fev 12

A Goodyear e a Michelin uniram-se com empresas do setor de biotecnologia para desenvolver novas matérias-primas para pneus em prol da sustentabilidade do planeta.

Actualmente o petróleo é usado para fazer aproximadamente 1 bilião de pneus por ano pelo mundo, se tivermos em conta que são necessários cerca de 7 litros de petróleo para sua fabricação, estamos falar 7 biliões de litros anuais para fabricação de pneus.

E a escolha está recaindo sobre o açúcar - logo, os pneus ambientalmente corretos serão não apenas verdes, mas também doces..Os primeiros protótipos desses "bio-pneus" já estão prontos e em testes.

A Goodyear e Michelin, em parceria com fabricante de borracha sintética Lanxess estão desenvolver uma bio-base de borracha a partir do açúcar.

A fermentação microbiana é a chave para fazer três intermediários de borracha renováveis: isobuteno, isopreno e butadieno. Estes compostos, vão servir uma grande área na indústria de borracha. Os primeiros protótipos destes bio-pneus já se encontram em fase de testes … estando agendada a sua possível entrada no mercado dentro de 5 anos.

 

 

Cuidado … depois da implementação desta nova tecnologia, mantenha o seu carro longe dos gulosos.

 

By David Fonseca

publicado por greentalks às 13:35

Bom… neste caso… pode-se perguntar como temos capacidade de transformar alimento (ou terra arável) em pneus, e não temos capacidade para alimentar tanta gente faminta por este mundo fora…
Daniel Souza a 15 de Fevereiro de 2012 às 14:20

:) nada no mundo é perfeito ;) ... mas eu diria que o próximo passo talvez fosse açucar sintético - sustentável claro LOL
David Fonseca a 15 de Fevereiro de 2012 às 14:58

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
17

22

29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO