02
Mar 12

Cidades do Futuro

Desafios, visoes e percursos para o futuro

É o titulo de um relatório disponibilizado pela área da União Europeia responsável pelo desenvolvimento regional em 2011.

 

Esse relatório diz no seu Prefácio:

“Mais de dois terços da população europeia vive em áreas urbanas. As cidades são lugares que geram problemas e que, ao mesmo tempo, engendram soluções. São terreno fértil para a ciência e tecnologia, a inovação, a cultura e a criatividade individual e colectiva, sendo também importantes para mitigar o impacto das alterações climáticas. Porém, as cidades são também locais onde se concentram problemas de desemprego, segregação e pobreza. Temos de compreender melhor os desafios com que as cidades da Europa se confrontarão nos próximos anos. Foi esta razão que me levou a reunir vários peritos no domínio do urbanismo e representantes das cidades europeias para reflectirem sobre o futuro. O presente relatório é o resultado dessa reflexão.

 

Chama a atenção para os possíveis impactos futuros de um conjunto de tendências actuais,tais como o declínio demográfico e a polarização social, e para a vulnerabilidade de diferentes tipos de cidades. Salienta também as oportunidades e o papel fundamental que as cidades podem desempenhar para a realização dos objectivos da UE – especialmente na execução da estratégia Europa 2020. Avança vários modelos e visões que podem ser inspiradores. E confirma também a importância de uma abordagem integrada para o desenvolvimento urbano.

 

O processo de reflexão sobre as cidades do futuro irá ser uma fonte de inspiração para os decisores políticos e para os profissionais envolvidos no desenvolvimento urbano, aos níveis local, regional, nacional ou europeu.

 

Algures no relatório disponível aqui, uma das questões relevantes abordadas pelos redatores do relatório é se  “O modelo europeu de desenvolvimento urbano sustentável encontra-se ameaçado” e porquê.

 

Desse relatório parti para pesquisa de informação relativas sobre:

 

Politica regional defendida pela Comissão Europeia - aqui

Sito Da Comissão Europeia sobre ambiente urbano - aqui

European Green Capital - aqui  e fiquem a conhecer a cidade vencedora de 2012, Vitória – Gasteiz, Espanha – País Basco aqui

e por fim o Comité Europeu das regiões – aqui  -

 

Se as cidades contribuem bastante para o crescimento económico e desenvolvimento social devemos estar mais atentos à sua gestão.

E não esquecer... A mudança começa dentro de nós...

 

 
Cristina Sofia Ferreira 
publicado por greentalks às 13:23

Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO