15
Mar 12
 
Hoje, dia 15 de Março de 2012, Dia Mundial do Consumidor, o portal Naturlink, canal ambiental do portal Sapo.pt, o próprio Sapo e a INTERBIO - Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica iniciam uma campanha de promoção do consumo dos produtos de Agricultura Biológica produzidos em Portugal através da implementação de uma acção de consumo patrocinado - ''Consumo 3.0''.
 
Esta iniciativa permite aos consumidores adquirir produtos biológicos nacionais a menor preço devido ao seu co-financiamento promocional.
O Consumo 3.0 é uma nova forma de consumo patrocinado, que se traduz na aquisição pelos consumidores de bens e serviços significativamente mais baratos do que em circunstâncias normais, devido ao co-financiamento da sua compra por via do investimento promocional de marcas e entidades para quem os consumidores em causa são um público-alvo interessante, encarando as lojas/locais de venda e o próprio processo de compra como meios publicitários. Este conceito trata-se efectivamente do alargamento ao grande consumo de uma prática que é padrão nos media e que possibilita, por exemplo, o acesso gratuito dos utilizadores à maioria dos websites e a alguns jornais, e a compra de publicações como revistas e outros jornais a um preço inferior ao seu custo de produção, devido à publicidade que os (co-)financia.
 
A implementação do Consumo 3.0 vai permitir que, pela primeira vez na área do grande consumo, a maior parte do orçamento promocional dos anunciantes reverta directamente a favor dos consumidores, reflectindo-se em menores gastos das famílias sem perda de eficácia promocional, antes pelo contrário, permitindo que as lojas implementem preços mais baixos dos seus produtos sem custos adicionais para si.
 
Os produtos biológicos são reconhecidamente mais saudáveis, mais saborosos e ambientalmente mais favoráveis mas, na maioria das situações, são mais caros do que os produtos provenientes da agricultura convencial. Com a Campanha NaturBio pretende-se dar visibilidade às múltiplas vantagens dos produtos biológicos e promover a produção nacional, reduzindoi o custo da sua aquisição pelos consumidores através do consumo patrocinado.
A primeira acção da Campanha NaturBio decorrerá na semana de 15 a 21 de Março no Supermercado Bio da Miosótis http://biomiosotis.blogspot.com situado na Rua Marquês Sá da Bandeira nº 16, em Lisboa, estando previsto o seu alargamento a diversas lojas Bio situadas em diferentes locais do País a partir do dia 22 de Abril de 2012 (Dia Mundial da Terra).
 
Esta acção demonstrativa de lançamento da Campanha NaturBio e do conceito de Consumo 3.0, vai possibilitar a aquisição de produtos biológicos de produção nacional com um desconto de 10% aos primeiros 2500 consumidores que se deslocarem ao supermercado Bio aderente.
 
Este processo será controlado e auditado pela Sativa http://www.sativa.pt , uma entidade independente de controlo e certificação de produtos agro-alimentares.
Deste modo, a Campanha NaturBio promoverá a agricultura biológica e a produção nacional graças ao novo conceito de Consumo 3.0, favorecendo simultaneamente os consumidores, os anunciantes, os comerciantes e os produtores, num particular processo de benefício mútuo. Com efeito o Consumo 3.0 permite internalizar o investimento promocional no processo de consumo, reduzindo o seu custo para as famílias sem reduzir a visibilidade conseguida pelos anunciantes, permitindo combinar eficácia publicitária com responsabilidade social e ambiental: publicidade sustentável.
Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre a Campanha NaturBio e sobre o conceito de Consumo 3.0 em 
http://naturlink.sapo.pt
 
Por Carolina Afonso
publicado por greentalks às 10:04

Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO