10
Jan 13

A próposito da observação da Liliana lembrei-me da campanha de marketing de apresentação do Skip Pequeno e Poderoso e dei por mim a perguntar-me...

 

Se o futuro é dos pequeninos como é que nós humanos tendemos a preferir todo o que é grande, vejamos só a evolução dos nossos padrões de consumo... os carros, as casas, os roupeiros e o que mais se lembrarem...

 

Fomos ensinados que as pessoas bem-sucedidas são aquelas que mais consomem... Não acham?

 

Nas palavras de José Saramago que muito admiro:

 

"Introduziu-se nas nossas mentes essa ideia nova de que, se não consumirmos, são somos nada. Se não consumirmos, não somos ninguém. E somos na medida em que formos capazes de consumir. A partir do momento em que o ser humano se vê a si mesmo como um consumidor, todas as suas capacidades diminuem, porque todas vão ser postas ao serviço de uma maior possibilidade de consumir" 

 

 

A partir dai começei a pensar, se o futuro é dos pequeninos como é que estamos a educar as nossas crianças e jovens...

 

E voltei a lembrar-me de Saramago, numa citação entre muitas que podem encontrar na Biblioteca Municipal Galveias e que diz:

 

"A Humanidade nunca foi educada para a paz, mas sim para a guerra e para o conflito. O "outro" é sempre potencialmente o inimigo. Levamos milhares e milhares de anos nisto. Sempre fomos educados para a guerra, nunca para a paz".

 

 

A boa notícia é que,hoje,  existem boas práticas que propõem uma educação com uma visão integrada de sustentabilidade.

 

Convido-vos a conhecer Jonh Hardy,

 

Grata pela atenção disponibilizada.

 

Helena Gameiro

 

http://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream.html

publicado por greentalks às 15:36

Os EUA, por exemplo, são aquele exemplo típico em que tudo se consegue comprar em tamanho "Jumbo". No entanto, com as novas políticas de alimentação saudável e compras responsáveis, já se começa a notar uma inversão das tendências. Pode ser que o futuro pertença mesmo aos pequeninos :)
Liliana Pereira a 14 de Janeiro de 2013 às 15:06

Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

14

22
26

28
29
30


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO