10
Jan 12

Num momento em que tanto se fala em projectos sustentáveis, crise económica e financeira e apoiar os produtos/ projectos portugueses, gostaria de vos deixar aqui uma sugestão de um projecto que me tem interessado particularmente e que espero também seja do vosso agrado.

 

Trata-se do Projecto Querença. Querença é uma pequena aldeia situada no concelho de Loulé, no barrocal algarvio.

Este projecto é promovido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro em parceria com a Universidade do Algarve e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

 

eUma Equipa de 9 jovens licenciados, com diferentes formações, decidiram viver 9 meses numa aldeia rural para aí desenvolverem projectos viáveis.

 

A intervenção do “Projecto Querença”, que iniciou em Setembro de 2011, abrange várias áreas temáticas que articuladas entre si pretendem potenciar ao máximo a revitalização deste território carenciado.

 

Alguns dos principais aspectos que o projecto de valorização da aldeia pretende abordar são:

  • Recuperar terras abandonadas,
  • Combater o envelhecimento
  • Valorizar o artesanato, o património cultural e apoiar a rede existente de artesão, investigadores, entidades públicas e empresas (Projecto TASA)
  • Apostar nos produtos locais.

É um projecto muito dinâmico, que tem organizado diversas actividades, entre elas, o mercado de Querença (mensal), workshops de produtos locais, caminhadas, entre outras.

 

Adriana Jacinto

 

http://www.facebook.com/projectoquerenca#!/projectoquerenca

publicado por greentalks às 23:55

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO