12
Jan 12

Todos sabemos que o hiperconsumismo é um dos grandes desafios da sustentabilidade, dado que muitas pessoas se habituaram a um estilo de vida onde compras é sinónimo de "felicidade".

O que acontece é que todas estas aquisições são feitas sem ter em conta o fim de utilização do produto, ou o simples passar de moda desse mesmo artigo.

Surge assim o recommerce, onde as pessoas podem entregar os seus produtos antigos nas lojas e adquirir novos. E não se trata apenas de produtos electrónicos.

 

Segundo o TrendWatching este movimento está cada vez a ganhar mais importância junto dos consumidores que optam por um consumo mais consciente e inteligente.

 

Este fenómeno pode ser analisado segundo 3 vectores:"

  1. NEXTISM: Os consumidores vão sempre ansiar pelas experiências novas e emocionantes prometidas por aquilo que está por vir.
  2. STATUSPHERE: O impulso no status que vem de ser esperto e de comprar com responsabilidade (ambiental).
  3. EXCUSUMPTION: Consumidores sem muito dinheiro vivo que adotam soluções criativas. "

Muitas marcas conceituadas estão a adoptar trocas de artigos antigos por descontos ou dinheiro, como a Levis, a GAP. Estas marcas já estão compretidas com esta nova forma de modelo de negócio. Slogans como "Trade your Past" - Levis ou "The one Day Wardrobe Clear Out" - Marks&Spencer, integraram recentemente promoções destas marcas.

 

Este tipo de movimento consegue aliar um reaproveitamento de matéria por parte das marcas na produção de outros artigos, assim como a fidelização dos clientes, dado que estes tem de voltar às lojas.

 

Deixo-vos um exemplo tão conhecido o e-bay, mas na sua versão green:

 

 

"Como parte de sua Common Threads Initiative, a Patagônia, marca dos EUA de equipamento para atividades outdoor, fez uma parceria com o eBay em setembro de 2011 para lançar um mercado oficial onde os clientes podem comprar e vender itens usados. O Slogan: Because the greenest product is the one that already exists "

 

Podem consultar mais exemplos no site do TrendWatching

 

http://trendwatching.com/pt/trends/recommerce/

 

Em Portugal, o TrendWatching.com é representado pela OAK (www.oak-brands.com)

 

 

Patrícia Oliveira

 

publicado por greentalks às 16:00

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO