13
Jan 12

Está recentemente a ser aplicado um novo compósito de fibra vegeta e cimento projectado para fixação superficial do solo e estabelcimento de coberto vegetal de taludes. É um betão apelidado de Betão Verde, um betão organico-vegetal que consiste na projecção duma mistura de água, cimento e aditivos vegetais com a pressão e o caudal adequados, sobre a superficie a recobrir.

 

 

O betão orgânico assim projectado contem uma mistura de terra vegetal, turfa, fibra de celulose de madeira, fibras metálicas, hidroretentor, cimento modificado por polimero ligante, sementes, fertilizantes e água projectada sobre uma rede metálica previamente fixada, formando uma superficie permeável que permite o crescimento de plantas. As componentes natural - vegetal e artificial - inorgânico são possiveis graças capacidade do betão reter e libertar humidade ao longo das estações sem perder as propriedades fisicas e mecânicas.

 

Principal Objectivo - Recobrimento de taludes rochosos, pendentes verticais e muros com vegetação herbacea e arbustiva agregadas numa camada de cimento polímero e aditivos vegetais.

 

Temos assim fixações de solo livres de erosão e ecologicas.

 

 

by David Fonseca

publicado por greentalks às 23:04

Muito interessante esta solução. Está a ser aplicada em Portugal?
Susana Ângelo a 13 de Janeiro de 2012 às 23:41

Sim esta solução já está a ser aplicada em fase de teste no IP4
David Fonseca a 14 de Janeiro de 2012 às 02:17

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO