Situada em Serapicos, aldeia do Concelho de Vimioso, existe uma empresa criada em 2005, com o objectivo de promover o desenvolvimento regional, dos concelhos de Vimioso e Miranda do Douro.
O conceito associado à empresa é segunda a mesma "promoção do desenvolvimento local sustentável através da (re)descoberta de valores, recursos, matérias-primas ou outros potenciais locais caídos em desuso ou nunca antes utilizados e que permitam criar valor para a comunidade e valorização do território, contemplando cumulativamente cinco princípios básico e fundamentais: sustentabilidade ambiental, conservação da natureza, comércio justo, bem - estar animal, desenvolvimento humano sustentável.
De entre uma gama variada de produtos esta empresa tem o sabonete com leite de burra – CLEO, de burras da única raça autóctone asinina Portuguesa, actualmente ameaçada de extinção. Este produto tem a particularidade de ser elaborado com leite de burra não desidratado, inovador relativamente a outros produtos equivalentes.
Para saber mais sobre a empresa ou ver onde é possível adquirir os produtos, basta consultar o link http://www.tomelo.pt/php/primeira.php
Será este sabonete um exemplo de inovação sustentável, made in Portugal?
Susana Ângelo