08
Jan 12

Olá a todos,

 

Quero antes de mais dizer-vos que os posts que irei publicar, irão todos ter um tema associado cada semana diferente. Consoante o tema, pensei em falar-vos de novidades, coisas do dia-a-dia, ou notícias interessantes. Por ser o primeiro, vai ser mais longo, mas espero que o tamanho não seja tudo!{#emotions_dlg.happy}


 

Hoje, por mais incrível que pareça fui ao MacDonalds do CC Colombo e surgiu-me um tema para o presente blogue. Ora bem… num domingo á tarde? Pois… o meu momento de epifania foi num centro comercial cheio e num fila enorme, mas tinha mesmo fome.

 

Ao ver o que queria comer…pensei…não me apetece muito comer carne. E o que havia para um vegetariano? Comecei a pensar nas coisas estranhas que podia pedir, que era qualquer coisa como umas batatas fritas, uns palitos de cenoura ou de maçã, uma sopa, ou então um cheeseburguer sem carne!

 

Ao pensar no cheeseburguer sem carne, fiz o raciocínio: Não era bom ter outra hipótese para os vegetarianos?? Que Pensavam se eles disponibilizassem um hambúrguer com os mesmos molhos, com o mesmo sabor, mas de soja ou seitan ou tofu? Seria isso uma inovação? Tornava uma refeição mais sustentável? Ajudava na diversificação da alimentação?

 

Quando cheguei a casa, fui pesquisar…e encontrei que em Portugal podem existir 30 000 vegetarianos que não comem carne nem peixe! (http://www.centrovegetariano.org/Article-451Portugal%253A%2B30%2B000%2BVegetarianos.html), portanto seria todo um novo nicho de mercado. Era uma hipótese para diversificar e dar um novo conceito á alimentação, será que voltado para o novo tipo de consumidor, o verde?

 

E assim, como escolhi o tema da culinária, hoje lanço um desafio “gostos”.

 

Que pensam que ficava melhor num hambúrguer?

A)tofu

B)soja

C)seitan

 

O ingrediente que ganhar na votação, vou experimentar fazer em casa, e depois faço o Follow-up.

 

E há boa maneira Americana…See you next week!

 

Rita Monteiro

publicado por greentalks às 12:45

Olá Rita,
O Mc Donalds tem opções vegetarianas em países como a Índia e Eslovénia. Parece que na Alemanha o veggie burger terá sido introduzido há pouco tempo e, diria que nos EUA também estará disponível. Quanto a Portugal será uma questão de tempo, até que a equipa de marketing comece a considerar essa possibilidade, até lá há sempre outros sítios.

Por outro lado até que ponto será um conceito que teria adesão? É interessante ter em conta que existem vegetarianos que assim optam por questões de saúde – e estes dificilmente seriam vistos num Mc – há outros que assim se tornam pela forma que os animais são tratados – e que também não serão muito apologistas, porque vêm o seu acto de compra como financiamento de actos de crueldade contra os animais.

É interessante notar também que muitos consumidores de estabelecimentos vegetarianos não o são. Por exemplo, falei com a dona de uma pastelaria de nicho que é vegan (Bake the difference na Rua de São Jose) – todos os produtos, bolos, muffins, quiches e refeições são feitos sem produtos animais – e ela fica espantada com a quantidade de não vegetarianos que lá vai.

Por outro lado… o conceito de talho vegetariano que pode soar estranho tem sido um conceito que tem tido sucesso na Holanda tendo em conta que abriram 30 em apenas um ano quem sabe se não seria um conceito que teria sucesso em Portugal!

http://www.meatfreemondays.com/news/europes-first-vegetarian-butcher-opens-for-business-in-the-netherlands.cfm
http://www.globalanimal.org/2011/09/23/butcher-shops-meat-their-vegetarian-rivals/51907/

Boas culinárias!
Daniel
Daniel Souza a 9 de Janeiro de 2012 às 10:00

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


subscrever feeds
Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO