30
Jan 12

 

1,4 mil milhões de pessoas (somos mais ou menos sete mil milhões) não têm acesso

a fontes de energia, por isso, quem tem, deve usá-la de forma mais responsável. Esta é a ideia por detrás do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, lançado pelas Nações Unidas (ONU).

 

Energia é oportunidade. Transforma Vidas, Economias e o Nosso Planeta. Sem acesso à energia sustentável, não pode haver desenvolvimento sustentável. Uma em cada cinco pessoas no planeta ainda não tem acesso à eletricidade moderna. O dobro desse número, três mil milhões de pessoas, dependem da madeira, carvão, carvão ou resíduos animais para cozinhar e aquecer. Numa economia global, isso é injusto - e insustentável.

 

Iniciativa The Sustainable Energy for All

 

O Secretário-Geral lançou recentemente uma iniciativa pioneira, " The Sustainable Energy for All", para mobilizar uma acção global urgente.

A iniciativa traz à mesa todos os setores da sociedade: empresas, governos, investidores, grupos da comunidade e academia.

 

Com esta iniciativa pretende-se alcançar até 2030, as três seguintes metas, escreve a agência AFP.

 

  • Garantir o acesso universal a serviços de energia,
  • dobrar a taxa de implementação da eficiência energética
  • multiplicar por dois a proporção de energia renovável na matriz energética global. 

Em Almada, foi criada a AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, com a preocupação de levar a mensagem da eco-eficiência a todas as entidades, empresas e população do concelho. A Agência tem-se constituído como uma plataforma de debate e reflexão sobre este tema e, com o envolvimento dos associados, tem contribuído para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 em Almada.

A AGENEAL presta também à comunidade um serviço de info-energia, através de atendimento personalizado presencial, telefónico e por e-mail, disponibilizando ao munícipe informação e dicas práticas sobre como utilizar a energia de forma mais eficiente e sustentável.

 

FONTE: http://www.sustainableenergyforall.org/
http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/AMBIENTE/DESTAQUES/DETALHE/?ambiente_destaques_detalhe=63670351&cboui=63670351  
Por: Sofia Marques
publicado por greentalks às 21:04

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO