30
Jan 12

O Polikatoikea foi o vencedor do Origami Competitions, um concurso para estudantes de arquitectura e design, cujo objectivo é criar alternativas eficientes para a reabilitação urbana.

 

urbanismo nómada

 

Baseado no conceito grego polikatoikia (ou multi-residence) e combinando a filosofia IKEA, Filipe Magalhães e Ana Luísa Soares desenvolveram um “módulo” habitacional, equipado para um individuo habitar (vá, dois, se forem pigmeus) – cama, despensa, casa de banho e kitchenette - transportável para diferentes locais.

 

A vantagem?

Estes lotes (que assumem diferentes dimensões) podem ser colocados numa lógica multiplataformas num reduzido espaço –> imagine um daqueles espaços verticais, de largura reduzida, entre dois prédios; coloque-lhe umas plataformas horizontais, estilo pisos; compre um módulo no IKEA e voilá: uma casa ideal, com um terraço apetecível. 1 piso = 1 lote.

Mas estes módulos podem também ser colocados no topo de prédios ou simplesmente em jardins/espaços livres.

 
A solução ideal para habitar numa cidade portuguesa, em que o espaço escasseia, e o clima permite  conciliar um “in & outdoor living”.

O IKEA seria o possível criador destes “módulos”, que passariam a ser

propriedade de cada indivíduo, podendo deslocá-lo para onde fosse habitar, num estilo bastante “caracolesco”: com a casa às costas.

 

 

Mas já que falamos em caracol, deixo-vos uma ideia menos “nómada”, a “nautilus house” uma casa inspirada na concha deste peculiar animal, com um design arrojado e notórias influências de Gaudí. Construída no México, esta casa está em plena sintonia com a natureza, com vegetação no seu interior e luz natural que se inflitra pelos inúmeros vitrais existentes.

 

 



Fontes:

http://inhabitat.com/polikatoikea-combines-small-space-living-with-urban-design-and-an-ikea-philosophy/

 

http://www.demilked.com/nautilus-house-giant-seashell/

 

 

 

Bárbara Pais

publicado por greentalks às 22:19

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO