09
Jan 12

Nos últimos tempos tenho-me interessado por desenvolvimento comunitário com base no modelo do triple botton line.

 

Não é um tema novo. Nasceu em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
no Rio de Janeiro com o nome de AGENDA 21 - http://www.agenda21local.info/ -. Desde então este programa tem evoluído com altos e baixos.

 

Interessa-me particularmente conhecer e analisar modelos de governança local e académica utilizando o método botton–up, como peça base para o desenvolvimento de modelos de cidadania sustentável e de desenvolvimento comunitário partilhado e responsável.

 

O ano passado fiquei conhecer um modelo português, o FMI – Fundo do Mindelo para a Inovação - e o caso europeu das Humam cities - http://www.humancities.eu/en - que me parecem modelos de governança local muito interessantes e que tenho estado a analisar.

 

Mais recentemente fiquei a conhecer o Programa Cidades Sustentáveis do Brasil onde este ano se realizam eleições municipais.

 

A sustentabilidade tem desde os anos 90 sido tratada num modelo top down, primeiro por instituições internacionais como a ONU ou transversais como as empresas. Mas questiono-me se a população no seu geral, está alerta e consciente deste tema, das suas causas e implicações.

 

Para o sucesso do paradigma da sustentabilidade é necessário envolver todas as camadas sociais; creio que o cidadão comum ainda não está suficientemente consciente dos conceitos e modelos inerentes ao desenvolvimento sustentável, o qu eo limita nas tomadas de decisão.

 

Num período civilizacional tão instável e cheios de incertezas do ponto de vista económico e social, é chegado o momento de investir na capacitação da população para lidar com este paradigma.

 

Este ano vai realizar-se uma nova Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também no Rio de Janeiro - http://www.uncsd2012.org/rio20/- com dois grandes eixos:

 

- Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza

- Estruturas institucionais para o desenvolvimento sustentável, ou seja sistemas de governança a nível global, nacional e regional.

 

O sucesso e resultados desta cimeira serão cruciais para o desenvolvimento sustentável, questiono-me se não é chegado o momento do termo "Desenvolvimento Sustentável" se tornar numa buzzword e envolver o cidadão.

 

Cristina Sofia Ferreira

 

publicado por greentalks às 16:20

Atenção: É necessário identificar os posts no final. Obrigado. Carolina Afonso
Anónimo a 9 de Janeiro de 2012 às 17:42

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9



29


Sobre o Blog
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO