Sabiam que jardins ou hortas no topo dos edifícios podem ajudar a poupar energia e, ainda, fornecer alimentos para as cantinas das empresas? A experiência está em curso em quatro edifícios, em Londres, e, se tiver sucesso, poderá ser alargada a toda a cidade.
As plantas são colocadas em sistemas modulares construídos com materiais recicláveis. Os vegetais produzidos irão abastecer as cantinas das empresas e os desperdícios alimentares destas serão, por sua vez, transformados em fertilizante para as plantas do telhado. Para garantir a polinização, cada telhado tem também uma colmeia.
"Este é um projeto verdadeiramente inovador que não só trará um benefício económico tangível às empresas, como também mostra que se importam com o ambiente em que se inserem"
Que tal proporem hortas para os telhados das empresas em que trabalham?Seria vantajoso para os trabalhadores, que poderiam descarregar os stresses do dia a dia nas plantinhas e ao mesmo tempo teriam uma alimentação mais saudavel. A empresa também poupa energia e protege o ambiente.
Parece-me uma grande ideia a explorar por Portugal!
Boa semana verde
Margarida Mendes![]()