Partilho convosco a notícia que li relacionada com a invenção de painéis fotovoltaicos autocolantes. Um grupo de engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveu uma tecnologia que permite criar painéis solares finos, flexíveis e autocolantes que se podem colar em qualquer superfície, “desde simples cartões-de-visita a janelas”. Parece-me que esta invenção poderá revolucionar (e generalizar) a geração de energia fotovoltaica, uma vez que até à data a utilização de painéis fotovoltaicos era condicionada pela sua rigidez e impossibilidade de adaptação em determinadas circunstâncias de suporte / superfícies.
Segundo o artigo, e para produzir estes autocolantes fotovoltaicos, os engenheiros criam uma espécie de sandes feita de silicone, dióxido de silicone e metal. Para isso, colocam primeiro uma película de níquel sobre uma bolacha com duas camadas de silicone. Uma fina película com células solares é, depois, depositada na camada de níquel e coberta com um filme protetor. Por fim, os investigadores colocam uma fita térmica sobre a película de células fotovoltaicas, para poderem fazer a sua transferência para outras superfícies.
Aguardemos pelo desenvolvimento desta técnica, na esperança que a mesma possa corresponder ao referido no comunicado, nomeadamente “a sua comercialização será muito simples e de baixo custo”. A ver vamos…
Deixo o link para quem queira ler a notícia e/ou o comunicado da Universidade de Stanford.
http://boasnoticias.clix.pt/mobile/noticias.php?id=14269
Por: Victor Coelho